NOS BECOS DA WEB...

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Sabe qual o nome do fruto do carvalho?

 
R = 

Eu costumava gostar de árvores quando a seiva elaborada corria em minhas veias. Mas agora estou cadavérica e o carvalho é seco e não dá mais sombra, e os líquens que haviam em seu tronco fugiram rastejando como aves selvagens. Onde havia copa agora só há galhos pontiagudos que jamais deram frutos, pois há sementes que já nascem abortadas. Há árvores que não prestam nem para lenha. Nem para virar combustível de uma lareira numa noite fria de inverno. Até os cupins desprezam sua carne amarga!
Ficam só enfeiando a paisagem e servindo de obstáculo.
Suas raízes sanguessugam os minerais e tornam a terra improdutiva.
A aridez já é quase um deserto e o vento não vem mover os grãos de areia. Tudo imóvel como uma morte de algo que jamais tivesse nascido.

2 comentários:

J.M. de Castro disse...

Melancolia, eis o fruto, ou um tipo de fruto que nasce dessa seiva. Sim, tem seiva ai sim. Ainda que não do mesmo material das outras mais cotidianas. A própria natureza sabe extrair vida de coisa morta. E o que fazemos nós, também, quando nos alimentamos? Mas o carvalho nesse post é o seu codinome. E se você souber qual é o nome do fruto que nos dá esse fruto do carvalho, você, provavelmente, talvez fará como os cupins que estão ali (não para atrapalhar a paisagem)mas para esperar o que a aparência do presente oculta. A semente na terra, quão bela?

Alex Rudson disse...

Os frutos do carvalho chamam-se bolotas ou landes. rsr :)