Depois a gente fala em "ditadura exercida pelos meios de comunicação" e as pessoas acham que a gente está inventando! Acaba de passar no Jornal Nacional notícia sobre a lei que os vereadores de Vila Velha aprovaram para proibir passageiros em pé nos ônibus, e a reportagem só mostrou pessoas falando contra a lei! Não é possível que a população seja contra ela mesma! Não é possível que um professor de uma universidade federal seja contra a população!
Não dirijo, ando de ônibus e conheço muito bem a condição de "sardinha enlatada" dos passageiros de ônibus. O professor da UFES entrevistado (sorte dele que não lembro seu nome!) perguntou quem vai pagar as contas... pois bem, moro em Vitória - ES, cidade vizinha de Vila Velha, e em Vitória a passagem de ônibus que só circula dentro da cidade é dois reais e vinte centavos. Um trabalhador que use o ônibus de segunda a sexta, para ir e voltar do trabalho, gera um lucro mensal de mais de 90 (noventa) reais. Multiplicando 90 (e estou arredondando para baixo) por 40 (quarenta) passageiros (também arredondando para baixo e considerando ônibus simples, e não geminado) dá 3.600 (três mil e seiscentos reais). Considerando que o motorista e o cobrador recebam 2 salários mínimos cada um (e não deve ser isso "tudo"), sobra muito mais de mil reais para gastar com o combustível necessário e manutenção do veículo e ainda deve gerar um bom lucro para a concessionária (imagina o ônibus geminado! Dentro do município de Vila Velha não circula ônibus geminado que faça só o circuito dentro da cidade, mas estou estendendo a questão para o transporte coletivo intermunicipal - metropolitano -, para não citar nomes, no qual a passagem custa dois reais e trinta centavos e, pela quantidade de pessoas que o utiliza, sempre deveria ser geminado! E a lei deveria ser nacional e não municipal! É um absurdo mesmo a quantidade de pessoas que são "socadas" - empaçocadas - dentro de um ônibus!)
Como vão diminuir a quantidade e a intensidade de engarrafamentos nas grandes (e até médias) cidades, se não se investe em transporte coletivo?
4 comentários:
Detalhe: nos meus cálculos considerei apenas uma viagem... quantas viagens um ônibus faz por dia? Dá para a concessionária "deitar e rolar" com o lucro...
Na verdade, considerei apenas a ida e a volta de 40 específicos passageiros por dia, no período de um mês, excluindo-se os finais de semana (pegando-se o mês de março de 2011, dá 23 dias. Calculei 22). Mas e as outras muitas idas e voltas do mesmo ônibus, para ficar só em um único ônibus? Dá para aumentar a frota de veículos tranquilamente e, se for mantido o que a lei aprovou, isso encorajará - acredito - motoristas a deixarem seus carros na garagem e andar de ônibus.
tenho andado muito de ônibus também. sei o que é um ônibus cheio e que não para de encher. o que a mídia fez, especialmente a rede globo, foi ridicularizar a votação dos vereadores de vila velha, seguindo a ditadura da verdade fundamentalista de que o lucro do patrão não pode correr o risco.
alguém perguntou que o cinto de segurança é obrigatório?
os ônibus podem desrespeitar a lei?
b
l
nem gado é transportado de maneira tão desconfortável!
Postar um comentário