NOS BECOS DA WEB...

domingo, 16 de janeiro de 2011

Saúde pública

Mariana Ximenes é mesmo uma linda atriz! De rosto. Aquela mulher, à beira-mar, se passar um vento, ela quebra ao meio como um galho seco, de tão magra. Nada contra a pobre da Mariana Ximenes, já disse que ela é bonita de rosto e acho até que ela trabalha bem, dentro dos limites impostos pela condição de atriz global. Dentro do possível e do que lhe é exigido, ela trabalha bem, tão bem que até encarna o padrão "tripa seca" pregado pela mídia, mídia que ao mesmo tempo é patrocinada por refrigerantes e chocolates calóricos, ou seja, que de um lado exalta os prazeres obtidos através de nossas papilas gustativas, com uma dieta altamente calórica e muito pouco nutritiva (vide as receitas propagadas pela mesma emissora que emprega Mariana Ximenes: http://www.receitas.com/receitas?f=tiposPrato&tiposPrato=Doces+e+Sobremesas) e do outro, do outro lado, prega que devemos ter uma cintura de 10 centímetros de diâmetro. Obviamente que seu objetivo é gerar pessoas frustradas, além de consumidores desesperados tanto de clínicas de estética e revistas que prometem emagrecimentos miraculosos (e de toda a indústria que atrizes como Mariana Ximenes geram) quanto da indústria alimentícia também (obviamente que ninguém sobrevive sem se alimentar, mas é difícil alguém divulgar o poder nutritivo das verduras, a não ser uma ou outra revista que também não se salva por esse único feito).

As pessoas obviamente vão pensar que tenho inveja de Mariana Ximenes. Mas a questão é muito mais grave. É questão de saúde pública. Se ainda dizem que a televisão gera a sensação de que as pessoas filmadas são mais gordas do que realmente são ("televisão engorda", dizem), imagina a Mariana Ximenes ao vivo! E aí as adolescentes e mulheres de outras idades a veem como ideal de beleza, já que ela tem mesmo aquele rosto de Barbie, ou seja, aquele padrão eurocêntrico de beleza, e integram um exército de anoréxicas que comem um único alface por dia.

Em tempo: há uma comunidade no orkut chamada "Anorexia fracassada".

No colégio em que eu fiz parte do ensino médio tinha uma menina que tinha anorexia. E elas - as anoréxicas - realmente se acham sensuais, apesar da estrutura física precária - no sentido em que mal conseguem sustentar o próprio corpo. É uma doença muito triste, pode levar à morte. E as pessoas ficam brincando com uma doença tão séria, colocando o nome de Comunidade de "Anorexia fracassada"? Isso pra mim é humor mórbido!

(E, já que estou falando numa celebridade global, conheça uma cor de esmalte que a revista Caras ainda não divulgou: http://moda-se.blogspot.com/2010/01/unhas-da-semana.html)

Um comentário:

Lu Morena disse...

Sabe, ultimamente eu acho que a mídia não quer dizer nada com as mulheres magricelas. Aliás, acho que a maioria não quer dizer nada com coisa nenhuma, não acho que ele pensem sobre as mensagens que as imagens que eles veiculam mandam. Não acho que sejam tão espertos assim.