NOS BECOS DA WEB...

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Utopia?

Somos seres deprimidos porque desde cedo nos apresentam à utopia, apresentam-nos ao mundo comparando-o com um fac-símile distorcido seu, no qual o mundo é perfeito. Somos amantes do impossível, tais quais os ultrarromânticos sonhando com a nívea criatura idealizada. E assim, insatisfeitos, não nos contentamos com a desordem, com o caos, não engolimos o escarro que o transeunte arremessa na calçada porque pensamos que deveríamos ser anjos flutuando sobre nuvens ou, no mínimo, que o ambiente urbano deveria ter a assepsia de um hospital.
Alguns irão me acusar de conformista, mas, temos sim que lutar com as armas possíveis contra um ambiente altamente opressivo, mas somos a parte hipossuficiente, não podemos fazer muita coisa.
Afinal, as desigualdades sociais são outro ponto que nos toca e, no entanto, somos impotentes - até que ponto? - para erradicá-las do planeta.
A educação no Brasil caminha a passos de tartaruga, a reforma a conta-gotas dá nos nervos de qualquer um, mas, tenho que enfatizar que, aventureiro ou não, o trabalhador é o que há de melhor no Brasil. É ele que enobrece o país, e é assaltado por essa corja que nos administra. Pelo menos o poder judiciário homenageou o trabalhador criando uma competência judicial só para ele, afinal, é ele que faz o país prosperar e garante o recheio de meias e cuecas alheias. É só uma gorjeta, podemos pensar. Mas que eles não se esqueçam de reverter o restante em obras (aliás, as estradas desse país estão uma vergonha, heim? Só as que são administradas por concessionárias que estão prestando!) e também para a saúde e a educação. É pedir demais?

Nenhum comentário: