O Palácio Anchieta é símbolo de uma violência, a violência da imposição religiosa aos indígenas brasileiros. Mas, já que a merda já foi feita, a ideia da restauração foi boa. A restauração do Palácio Anchieta deve ser vista como a restauração de um monumento à violência. É um prédio histórico, e como tal realmente deveria ter sido restaurado, mas é resquício de mais um capítulo da história podre do cristianismo.
2 comentários:
"(...) os indígenas nesta parte do continente não foram tratados fraternal ou idilicamente pelos invasores, os mesmos jesuítas extremando-se às vezes em métodos de catequese os mais cruéis. Da boca de um deles, e logo do qual, do mais piedoso e santo de todos, José de Anchieta, é que vamos recolher estas duras palavras: 'espada e vara de ferro, que é a melhor pregação'."
Gilberto Freyre, Casa-grande e senzala
"Segue de todos esses missionários empenhados entre indígenas e povos selvagens (...) sua incapacidade em alcançar nenhum resultado no final que não seja assistir ao extermínio do povo que eles professadamente assistiram."
Pitt-Rivers
(nota tradduzida de Casa-grande e senzala, especificamente a nota 166 do capítulo II)
Postar um comentário