NOS BECOS DA WEB...

domingo, 22 de novembro de 2009

Violência



O Palácio Anchieta é símbolo de uma violência, a violência da imposição religiosa aos indígenas brasileiros. Mas, já que a merda já foi feita, a ideia da restauração foi boa. A restauração do Palácio Anchieta deve ser vista como a restauração de um monumento à violência. É um prédio histórico, e como tal realmente deveria ter sido restaurado, mas é resquício de mais um capítulo da história podre do cristianismo.

2 comentários:

Coral disse...

"(...) os indígenas nesta parte do continente não foram tratados fraternal ou idilicamente pelos invasores, os mesmos jesuítas extremando-se às vezes em métodos de catequese os mais cruéis. Da boca de um deles, e logo do qual, do mais piedoso e santo de todos, José de Anchieta, é que vamos recolher estas duras palavras: 'espada e vara de ferro, que é a melhor pregação'."

Gilberto Freyre, Casa-grande e senzala

Coral disse...

"Segue de todos esses missionários empenhados entre indígenas e povos selvagens (...) sua incapacidade em alcançar nenhum resultado no final que não seja assistir ao extermínio do povo que eles professadamente assistiram."

Pitt-Rivers

(nota tradduzida de Casa-grande e senzala, especificamente a nota 166 do capítulo II)